domingo, 5 de junho de 2016

Entre o Mundo e a Igreja 2



DEUS NO CONTROLE

 

MUNDO: Bom dia, queridos! Eu sou o Mundo e é um prazer revê-los. É sempre bom conversar com vocês e convencê-los das minhas verdades.

IGREJA: Das suas mentiras, quer dizer.

MUNDO: Pena que ela sempre aparece quando estou falando.

IGREJA: Paz do Senhor, amados. Sou a Igreja. É sempre um prazer conversar com vocês e desmentir toda invenção do Mundo que tira a paz dos seus corações.

MUNDO: E o que trouxe você aqui hoje?

IGREJA: Tenho boas novas, como sempre. Vim dizer a este público que Deus está no controle de todas as coisas.

MUNDO: Só isso?

IGREJA: Vivemos em dias muito difíceis, é verdade, mas Deus é quem rege o Universo. Todas as coisas são submissas à sua vontade.

MUNDO: Tolice, queridos! O mundo está em crise! C R I S E !!! Sabem o que é isso? Veja se concorda comigo! Tudo está dando errado pra todo mundo, a economia está quebrada, o desemprego está na moda em nosso país e sua vida... digam lá, suas vidas não estão uma droga?

IGREJA: O mundo está em crise, todos já perceberam. Mas Deus continua sendo Deus, Santo e Inabalável em seu trono. Todas as coisas estão sujeitas a Ele e quando ele quiser, com uma palavra, ele muda situações.

(passa uma pessoa chorando- clamando a Deus pedindo um emprego)

MUNDO: E essa é para provar que não minto! Esse não é um crentinho, chorando no meio da rua? Se Deus está no controle, por que não dá um emprego pra esse coitado? Já pensou, Igreja? Dava até pra aumentar a oferta! Hahaha Mas não... o mundo está em crise e ser fiel a esse Deus não salva ninguém dela. Perca de tempo total!

IGREJA: Os olhos de Deus vêem todas as coisas e Ele sabe de todas as necessidades que seus filhos têm. Esse jovem não tem um emprego hoje, mas isso não é para sempre. Você nunca entenderia, mundo, a confiança que ele tem em Deus é uma paz que emprego nenhum poderia dar.

MUNDO: Deixe-me ver se entendi. Você está de passagem na minha cena pra dizer que os seus são pobres mas são felizes? Morri! Hahahaha Olha ali o meu modelo, querida, está mais feliz que o seu.

(Passa uma pessoa muito elegante, com sacolas cheias de compras, falando ao celular)

 

IGREJA: É uma pobre alma abatida. Dinheiro nenhum no mundo pode comprar a esperança que está em Jesus Cristo.

MUNDO: E por isso os seus estão todos na miséria?

IGREJA: Os meus estão em todos os lugares do mundo, ricos, pobres, nobres, plebeus. São das classes sociais mais variadas possíveis mas estão unidos por uma mesma fé. Quando nossa confiança está em Deus nós podemos passar por qualquer adversidade lembrando que Deus é Deus e nada pode resistir à sua autoridade.

MUNDO: Sua sugestão é esperar em Deus até quando? Até o fim dessa vida tola?

IGREJA: Até que ele intervenha e transforme qualquer situação.

MUNDO: E se Ele não fizer nada?

IGREJA: Estamos aqui de passagem, mas não é esse o nosso lugar.

MUNDO: Ah... Aqui é o meu lugar sim!

IGREJA: O seu, talvez. O meu não. Minha alma chama desesperadamente por Jesus... Quero ir pra casa. Quando chegar o fim de tudo, que é na verdade o começo, aí não haverá mais lágrimas.

MUNDO: Chega! Esse seu discurso sempre me cansa. Vou tirar tudo que o seu filhinho tem até não lhe restar nem saúde!

IGREJA: Como fez com Jó? Esqueceu como foi perda de tempo.

MUNDO: Águas passadas.

IGREJA: Ah, não! Foi espetacular! Você pensou ter tirado tudo o que ele tinha! Os filhos morreram, os bens se foram, a saúde... Ele sentado se coçando com cacos de telha não tinha mais nem amigos.

MUNDO: Foi muito divertido! Um homem tão fiel! Deus deixou ele perder tudo! Revoltante, não?

IGREJA: Você queria que ele pensasse assim! Mas há algo, mundo, que você não pode abater: um coração que ama a Deus. Quando você quis dar seu golpe final e a mulher de Jó disse: “amaldiçoa teu Deus e morre!”... lembra como Jó se comportou?

MUNDO: Como esquecer? (com raiva)

IGREJA: Ele glorificou o nome do Senhor. Bendito é o Senhor! Bendito é o Senhor! Bendito é o Senhor, mundo tolo! Deus é o rei do universo, ele dá e toma quando quiser. Jó recebeu sete vezes mais tudo aquilo que você levou... Ainda não aprendeu a lição?

MUNDO: Vou tentando melhorar meu serviço e  ser mais eficiente. Sempre arrumo alguém que acredita em mim! Aliás, nem era com você que eu estava falando, era com eles.

(Se volta para o público)

MUNDO: Olá, queridos! Como eu dizia, eu sou o mundo e é um prazer conhecê-los.

(O mundo estende a mão amigavelmente para alguém do público. Se alguém segurar, agarra bem forte e não larga a mão. Fala com a Igreja segurando a mão do espectador)

MUNDO: Viu aí como é, Igreja? Eu estendo a mão e eles seguram. Você pode falar a verdade, mas eu que sou simpático, atraente. Com essa carinha aqui... Posso falar até que Deus esqueceu deles e os bobos acreditarão!

(O crente que chorava por emprego volta revoltado agora e senta-se em uma cadeira que está entre o mundo e a igreja. Ao falar, sempre se dirige ao público e quando os outros persongens falam ele não os olha, somente escuta.)

PEDRO: Não tem sentido! Como o João, que é um bêbado! Bate na esposa, mente pra todo mundo e nem em Deus acredita... Como ele ficou com a vaga de emprego e eu não?

IGREJA: Filho, Deus tem algo preparado para você.

MUNDO: Viu como perdeu tempo, garoto? Tanto tempo nessa igrejinha... e todo mundo passou de você. Enquanto você era escravo do pastor, ficou para trás. Agora só você não tem nada! Você não é ninguém.

IGREJA: Mundo mentiroso! Quer dizer para ele o que disse a Asafe[i]? Filho, Asafe era um homem como você, servia a Deus todo dia, mas um dia...

MUNDO:  Um dia caiu na real.

IGREJA: Um dia olhou para os ímpios e sentiu inveja. Faltou pouco para se desviar, mas aí entrou no santuário de Deus e entendeu quão mal é o fim deles. Disse Asafe:

“A quem tenho eu no céu além senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre.[ii]

Filho, bom é aproximar-se de Deus.

PEDRO: Deus... (chora) EU TE AMO!

MUNDO: Ah... a zueira não tem fim.

(nesse momento Pedro fica imóvel e quem ganha destaque é o rico que entra correndo em terrível desespero)

JORGE: Eu quero morrer! Eu quero morrer!

MUNDO: Pois morre logo de uma vez, peste!

IGREJA: Sua vida é preciosa, Jorge.

JORGE: Eu não sou ninguém... Tenho tudo para ser feliz mas ...

MUNDO: Mas é infeliz, então morre logo!

IGREJA: Mas sua alma está vazia, eu sei. Jesus ama você, filho.

MUNDO: Só, Jesus, meu jovem, mas você nunca ligou para ele, então dá logo um fim nisso.

(A Igreja toca no ombro de Jorge e ele fica de joelhos. Ela lhe fala ternamente)

IGREJA: Querido, tudo o que o mundo lhe disse é mentira. Não acredite mais. Se arrependa de tudo o que você já fez de errado e confesse Jesus como seu Salvador. Jesus preenche todo o nosso ser.

JORGE: Eu aceito! Eu aceito Jesus... Quer dizer... se ele me aceitar!

IGREJA: É claro que aceita, querido!

(O celular de Pedro toca e ele atende. É alguém que lhe oferece um emprego. Ele comemora, vai até Jorge e os dois louvam a Deus e se abraçam)

MUNDO: Ora, ora... se não é a velha Igreja, me assaltando desde sempre!

IGREJA: Você não tem nada, mundo! Tudo pertence a Deus. E Cristo, quando morreu na cruz, reconciliou com o Pai aquilo que um dia se perdeu.

MUNDO: Muito engraçado... (sai desolado)

IGREJA: Ele tenta de teimoso, eu não disse desde o começo? Deus está no controle de todas as coisas. (para o público) Olá, queridos! Eu sou a Igreja, é um prazer conhecê-los!

(Põe as mãos nos ombros de Jorge e Pedro e os três saem)

 

FIM

               

 



[i] Referente ao Salmo 73
[ii] Sl 73. 25-26

Um comentário: